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Linha ‘Padre Réus/Rodoviária’ vai circular a partir do dia 16

12 de maio de 2020

   

 A partir do dia 16 de maio, haverá a junção entre as linhas, do transporte coletivo urbano, "Rodoviária" e "Padre Réus", que passará a se denominar Padre Réus/Rodoviária. A comunidade do Loteamento Barão de Mauá, conhecido como Ceval, no início das ruas General Osório e Barão de Santa Tecla – até então atendida pelos ônibus "Rodoviária" –, não ficará prejudicada com a mudança. A linha "Py Crespo" fará o trajeto, antes percorrido também pelos veículos "Rodoviária", e será identificada, agora, como Py Crespo/Ceval

A motivação para a alteração é a baixa procura pelos coletivos chamados "Rodoviária", já registrada antes da pandemia e agravada com as medidas de isolamento social, implantadas para conter o avanço do novo coronavírus.

Por intermédio de uma pesquisa, feita pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) no final de abril, verificou-se que, mesmo após a reabertura gradual do comércio, a linha chegou a circular sem nenhum passageiro em todo o itinerário, no início da manhã, às 6h, assim como no meio da tarde, às 15h, no dia 29 de abril, por exemplo.

Além da ociosidade, ela tem uma rota que se sobrepõe a diversos outros coletivos, que trafegam pela General Osório, como, por exemplo, o "Py Crespo", que sai do terminal Guanabara quase sempre vazio e só transporta passageiros a partir da Osório. 

 

“Tomamos essa decisão após levantamento de dados e reuniões com os moradores do Mauá, que eram, até então, atendidos pela linha 'Rodoviária'. Esperamos, assim, otimizar o serviço à comunidade, já que a 'Py Crespo' possui uma tabela de horários maior”, argumenta o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam. 

A "Py Crespo" apresenta uma tabela diária de 40 viagens, enquanto a "Rodoviária" realizava 32 voltas por dia – ambas as frequências se referem aos horários reduzidos praticados durante a pandemia.

Padre Réus/Rodoviária Circular

A linha Padre Réus passará a atender o Terminal Rodoviário de Pelotas, em substituição à Rodoviária, esta em processo de desativação. O Padre Réus/Rodoviária, no sentido Centro/Bairro, vai pela avenida Bento Gonçalves, entra na Vila Castilho pela rua Bernardo Pires, desce a rua Dr. Amarante, dobra na Visconde de Sinimbú, retorna para a avenida Bento e vai até a Rodoviária. Depois, volta novamente pela Bento e entra na Castilho, pela Visconde de Sinimbú, atendendo as pessoas que vão do bairro para o Centro. O itinerário do Padre Reus no Centro e no Fragata permanece inalterado.

Confira o novo itinerário

Ulisses Batinga, Tenente Lira, Cônego Siqueira Canabarro, Conselheiro Brusque, Ulisses Batinga, Rua Artur Maciel, Manoel Lucas de Oliveira, José Lins de Rêgo, Avenida Dom Pedro I, Dr.Frederico Bastos, Avenida Visconde da Graça, Saturnino de Brito, Rua Manduca Rodrigues, Rua Almirante Tamandaré, Rua General Osório, Avenida Bento Gonçalves. Rua Bernardo Pires, Rua Dr. Amarante, Rua Visconde de Sinimbu, Avenida Bento Gonçalves, Terminal Rodoviário, Avenida Bento Gonçalves, Visconde de Sinimbu, Dr. Amarante, Rua Marechal Deodoro, Rua Tiradentes, Rua Andrade Neves, Rua D.Pedro II, Rua Manduca Rodrigues, Rua Saturnino de Brito, Av Visconde da Graça, Rua Frederico Bastos, Avenida Imperador D. Pedro I, Rua José Lins do Rêgo, Rua Manuel Lucas de Oliveira, Rua Artur Maciel, Rua Ulisses Batinga, Rua Conselheiro Brusque, Rua Cônego Siqueira Canabarro, Rua Tenente Lira, Rua Ulisses Batinga, Terminal.

Rota 'Padre Réus/Rodoviária Circular'

 

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Usuários do Loteamento Mauá

O Loteamento Barão de Mauá, até então servido pelos ônibus "Rodoviária", passa a contar com os veículos Py Crespo, que se tornam Py Crespo/Ceval. A partir do dia 16, ao sair do Terminal Guanabara, em vez de seguir pela rua 3 de maio e depois em direção ao Centro pela rua General Osório, descerá pela Manduca Rodrigues, dobrará na Tamandaré e, depois, na Barão de Santa Tecla, por onde vai até a rua Barão de Mauá. Em seguida, ingressa na Osório e vai rumo à região central. 

Dessa maneira, os moradores do Mauá continuam a contar com transporte coletivo para ida ao Centro, e também até o Colégio Pelotense, já que o Py Crespo, quando entra na avenida Bento Gonçalves, dobra somente na rua Marcílio Dias. 

“A expectativa em torno da nova operação é muito boa, pois a linha Py Crespo hoje sai praticamente vazia do terminal Guanabara. Tendo o trajeto da Barão de Mauá incorporado não prejudica os moradores de nenhum bairro, pois enquanto os moradores do Mauá embarcam no ônibus vazio com destino ao centro e colégio Pelotense, os usuários do bairro Py Crespo começam a embarcar somente na área central, quando os passageiros do loteamento Mauá já estão desembarcando”, explica o secretário Flávio Al-Alam.

Veja o trajeto da 'Py Crespo/Ceval'

Roteiro – Circular: Largo de Portugal, Rua Manduca Rodrigues, Rua Santos Dumont, Rua Conde de Porto Alegre, Rua Barão de Santa Tecla, Rua Barão de Mauá, Rua General Osório, Avenida Bento Gonçalves, Rua Marcílio Dias, Avenida Francisco Caruccio, Rua João Jacob Bainy, Avenida 25 de Julho, Avenida São Jorge, Rua Barão de Tramandahy, Rua dos Açores, Rua Plácido de Castro, Rua 01, Ilha da Páscoa, Avenida 25 de Julho, Rua dos Açores, Rua Francisco Ferreira Veloso, Rua São Luiz, Avenida 25 de Julho, Rua João Jacob Bainy, Avenida Francisco Caruccio, Rua Marcílio Dias, Rua Padre Felicio, Rua Marechal Deodoro, Rua Lobo da Costa, Rua Andrade Neves, Rua Uruguai, Rua General Osório, Rua Barão de Mauá, Rua Santa Tecla, Rua Santos Dumont, Rua Uruguai, Terminal Guanabara.

Itinerário 'Py Crespo/Ceval'

 

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A STT fixará avisos nos coletivos e paradas de ônibus

 

VEJA EM DETALHES AS DUAS LINHAS

 

Fonte: Prefeitura de Pelotas