/CAPÃO DO LEÃO
/PELOTAS
Menu

Transporte coletivo será reforçado a partir de terça

21 de junho de 2022

A partir de terça-feira (21), o transporte coletivo urbano de Pelotas será reforçado com acréscimo de horários, desmembramento de linhas nas horas de pico e a retomada de linhas. A reestruturação ocorrerá nos dias úteis, mas nos fins de semana e feriados também haverá mudanças, apesar de ter uma demanda inferior. 

O secretário de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al Alam, destaca a necessidade da ampliação, apesar da estabilização no número de passageiros e no aumento nos preços dos combustíveis e a concorrência com outros meios de transporte. Os cálculos indicam que o acréscimo de usuários, com o retorno das atividades presenciais, foi totalmente absorvido pelo aumento dos índices que compõem a tarifa – óleo diesel, manutenção dos veículos e reposição salarial. “Estamos, permanentemente, buscando alternativas para amenizar os transtornos que surgiram durante a pandemia. Continuamos ajustando tabelas para melhorar os serviços aos usuários”, afirma Flávio.

As ferramentas eletrônicas de fiscalização, instaladas nos ônibus, juntamente com as ações dos fiscais da STT, além das solicitações da comunidade, oferecem dados que auxiliam o setor para definir alterações junto ao consórcio que administra o sistema. 

 

Retomada de linhas e novos horários

Serão incorporados 40 novos horários em diferentes linhas. Desde março, 280 horários já foram acrescidos.

Nos horários de pico, três linhas serão desmembradas e transformadas em seis. São elas: Arco Íris/Cohab II, Jardim das Tradições/Sanga Funda e Santa Terezinha/Lindóia.

Aos domingos, a linha Py Crespo volta a circular, e a linha Sítio Floresta retoma seu trajeto original.

 

Cobrador

Aos domingos, feriados e alguns horários de menor movimento, os ônibus funcionarão apenas com motorista – sem cobrador – para, de forma gradativa e permanentemente avaliada, utilizarem exclusivamente a nova tecnologia de pagamento das passagens. O modelo já foi adotado pela linha Cruzeiro/Balsa.

 

Pagamento

O cartão Prati é confeccionado gratuitamente e torna o processo de pagamento mais fácil e ágil para o usuário. Eles podem ser solicitados em nove pontos, que podem ser conferidos no site da empresa.